A HQ Aula de Teatro, de Nick Drnaso, foi destaque no jornal O Povo, de Fortaleza. Leia a seguir um trecho da análise do jornalista Jansen Lucas. Para ler na íntegra, clique aqui.
Por Jansen Lucas
Nick Drnaso, quadrinista que consolidou seu nome entre os grandes artistas contemporâneos ao fazer da obra “Sabrina” (2018) o primeiro quadrinho a ser indicado ao Booker Prize (uma das mais importantes condecorações da língua inglesa), retorna ao Brasil com a história em quadrinhos Aula de Teatro.
Lançado pela Editora Veneta em uma edição de capa dura cuidadosa e sofisticada, a obra do autor norte-americano aprofunda ainda mais sua investigação sobre o mal-estar moderno, usando como palco dessa discussão uma simples aula de teatro para iniciantes.
Um grupo de estranhos se reúne semanalmente para um curso gratuito de teatro, mas o que se apresenta como uma simples oficina de atuação logo se transforma em algo bem mais inquietante. John Smith, um professor enigmático com uma aura misteriosa, que paira de uma forma quase mórbida, conduz os alunos por exercícios que lentamente dissolvem as fronteiras entre o que é real e o que é representado em suas mentes.
As aulas, intensas, distorcem o tempo e funcionam quase como um portal para o subconsciente confuso e muitas vezes obscuro dos personagens, e por tabela, do leitor.
Hábil em fazer do ordinário algo desconcertante, o autor não nos poupa dos detalhes mais cruéis de seus personagens — uma mãe em crise em relação à criação de seu filho, um ex-detento inseguro, um casal desanimado pela rotina em busca de qualquer coisa que possa salvar minimamente sua relação.
Leia mais em: https://www.opovo.com.br/vidaearte/2025/05/13/aula-de-teatro-hq-da-editora-veneta-explora-relacoes-sociais-na-atualidade.html
Jansen Lucas é coordenador de criação no O POVO, publicitário, formado em design e artista visual. Apaixonado por quadrinhos, cinema e literatura, dedica-se a escrever sobre cultura e publicações do Ceará e do mundo. Com um olhar criativo e crítico, explora as conexões entre arte, narrativa e mídia em suas produções.